NEWS THÁ
Receba a nossa newsletter.
Blog da Th
Especial Reserva Camboriú
Especial 7th

Paisagismo

Pinheirinho e flores vermelhas fazem a diferença na decoração natalina

Conheça as espécies mais indicadas

Casa decorada, luzes, pinheirinho, guirlanda na porta, muito vermelho, verde, branco e dourado. Tudo isso junto ajuda a caracterizar o Natal típico das famílias que comemoram essa importante data cristã. Por isso, o mês de dezembro é sempre marcado pela vontade de enfeitar a casa para receber a família e os amigos, contagiando a todos com a beleza e magia dessa época.

As plantas e arranjos dão vida aos ambientes durante o ano inteiro. Mas no fim do ano algumas espécies deixam a casa ainda mais bonita e cheia de simbolismo. Isso porque a escolha das plantas está relacionada a símbolos tradicionais natalinos, como o pinheiro e as bolas vermelhas.

Pinheirinho de Natal

O pinheiro é considerado um dos símbolos do Natal porque era a única árvore que permanecia verde e bonita no rigoroso inverno do Hemisfério Norte. Mesmo celebrando o Natal em pleno verão, o Brasil também adotou o pinheiro como um tradicional símbolo natalino. Quem optar por um pinheirinho de verdade na hora de enfeitar a casa precisa saber que a escolha da espécie é muito importante, principalmente se o plano é plantar o pinheiro no jardim depois da comemoração da data. Confira algumas dicas e cuidados:

- as espécies mais indicadas são as tuias, as kaizucas e os ciprestes.

- escolha uma muda sadia, com o torrão (raiz) proporcional à altura do pinheiro. Exemplo: se o pinheiro tiver 1 metro de altura, o torrão deve ter aproximadamente 50 centímetros de diâmetro.

- após a compra, coloque o pinheiro em um local bem iluminado e ventilado da casa e não esqueça de adubar e também de regar regularmente. O recomendado é três vezes por semana.

- cuidado na hora de enfeitar. Utilize enfeites leves e escolha pisca-pisca de LED que não esquentam muito.

- depois das comemorações, plante o seu pinheirinho no jardim.

O vermelho do Natal

As bolas vermelhas também são símbolos importantes no Natal. Elas simbolizam os frutos da árvore da vida. Por essa razão, as flores e frutos vermelhos também fazem parte da decoração natalina.

Uma das plantas mais tradicionais em todo o mundo é a Poinsétia (Euphorbia pulcherrima), conhecida no Brasil como bico-de-papagaio. A planta de origem mexicana, na verdade é um arbusto que apresenta folhas bem verdes e brácteas vermelhas com formato de estrela, que parecem pétalas de flores.

Uma planta muito utilizada na decoração natalina por causa de sua coloração vermelha.  Geralmente cultivada em vasos, a poinséttia é de fácil cuidado e pode continuar decorando a casa mesmo após o Natal. Só precisa de bastante luz natural e água uma vez por semana, e quando o terra não estiver úmida, por isso é uma planta ideal para decorar varandas e sacadas. Mas cuidado, a planta pode causar irritações na pele e intoxicações leves.

Além desses dois clássicos enfeitando a sua casa nesse Natal, você também pode fazer guirlandas e arranjos de mesas com ramos de pimenteira, hera, azevinho, samambaia, folhas secas, pau de canela  e pinhas, enfeitados com grandes laços vermelhos e dourados. Use a criatividade e espalhe o espírito de Natal pela casa toda.

Voltar
Compartilhe: Twitter Facebook
  Publicado em: 12/12/2011
Envie para um amigo Imprimir
Veja também os assuntos relacionados
Deixe um comentário
Nome:* E-mail:* (não será publicado)
Site:
Comente:
* Campos obrigatórios
LANÇAMENTOS
 
Redirect - Digital Marketing